24/11/2014

QUE NÍVEL DE RELAÇÃO QUER TER COM OS SEUS CLIENTES?



QUE TIPO DE RELAÇÃO TEMOS? TEM FUTURO OU É APENAS OCASIONAL?
Os relacionamentos entre Marcas e Pessoas passam hoje por uma enorme revolução, porque  tudo mudou.

Hoje eu posso mudar tudo, já não fazem sentido contratos de vida, nem fidelizações forçadas apenas por medo de perder o cliente para outras marcas. O Jogo mudou, o Cliente que antes não tinha papel ativo, hoje é ele que tem  influência direta nas Marcas, é co-criador, faz parte da "equipa" o consumidor é hoje "Prosumidor": interventivo e participativo.

As Marcas são identidades vivas, que expressam sonhos, visões, formas de estar na vida, valores, desejos, posicionamento, território, têm ciclos de vida tal como nós. Humanizar as empresas e aqui em particular o Marketing, esta evolução de que está a acontecer: Marketing 3.0 é uma perspectiva totalmente diferente, é uma oitava acima: porque integra toda a base do Marketing: o produto, o cliente e hoje integra os valores de Vida: uma abordagem mais completa, acrescenta o marketing do espírito humano ao marketing emocional: por isso a pergunta inicial: que tipo de relação temos?

MARKETING 3.0 & BRAND STORYTELLING
Quando se conta uma história o Coração acorda e a Mente/ego adormece, capta a nossa atenção, entramos em empatia, criamos ligação emocional, estamos disponíveis para ouvir mais porque há magia nas palavras. 

O que fica para sempre são as histórias, esta forma hipnótica de transmitir a alma, a essência das Marcas, este apelo profundo e sincero que nos identifica e que guardamos para sempre na nossa memória. É através do Brand Story que criamos conteúdos com valor e diferenciadores, sem ela são apenas peças soltas. As marcas são histórias que revelam sonhos e inspiração de uma ou mais pessoas, são marcas que a cada instante nos inspiram a seremos a versão melhor de nós mesmos e que orgulhosamente gostamos de fazer parte dessa mesma história: identificação da cosmovisão. 

Ninguém se emociona com uma folha de excel, ninguém se lembra da lista dos presentes do Natal passado ou do que fez a semana passada, simplesmente porque o que é natural e intuitivo é memorizar emoções, sensações: o que nos toca alma, o que nos move são emoções, sonhos, inspirações, esperança, valores de vida, sentido e propósito.

Gerar conexão e envolvimento é essencial, e só possível pela autenticidade, coerência e exemplo: já não é o texto que se escreve no site (missão/valores/visão) que conta, são os exemplo reais de como a Marca vive e conta a sua história, as pessoas são cada vez mais sensíveis ao exemplo.

Uma Marca que vive o seu ADN tem mais oportunidades de prosperar e ganhar verdadeira confiança das pessoas. As Marcas são também em muito as pessoas que lhe dão Vida, por isso Humanizar as empresas e tornar as pessoas mais empreendedoras é a chave de evolução e crescimento.

THE TUNNEL OF LOVE
BRANDS SEDUCTION PLAN*


* Em 2007 tive o prazer de estar na cerimónia de lançamento do livro "BRAND TABOOS" do Carlos Coelho e Paulo Rocha, com dedicatória e tudo :) um livro genial que o tempo vem confirmar que são os génios que movem o Mundo. Um dos conceitos que amo é este "THE TUNNEL of LOVE", ou seja, na verdade o que acontece hoje com as marcas, acontece com as pessoas: relacionamentos! 

AMOR ou PREÇO?
De clientes pontuais a clientes apaixonados, ROE (Return on Engagement). Os tradicionais planos de Marketing estão a evoluir para planos de sedução com o objectivo de tornar consumidores absolutamente apaixonados pela marca, e por escolha própria não por "obrigação".


AS ETAPAS DO TUNNEL OF LOVE:
1ª ATTENTION: Ouvir falar da marca.
2ª DESIRE: Intenção de experimentar/ compra
3ª FLIRT: Experimentar/ comprar pelo menos 1 vez
4ª ENGAGE: Compras alternadas ente sim e não
4ª LOVE: Compra sempre a Marca.

Por isso que relação quer ter com os seus clientes?


O Mundo mudou!
Ana Cristina Guilherme
Brand Storytelling


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